Arte-final elaborada na época

 

Descrição do símbolo do CPA
Marco Eduardo Alleoni de Oliveira
Sócio Fundador

Seguem algumas definições:

Símbolo : sm. 1. O que representa ou substitui alguma coisa. 2. O que evoca, ou representa ou substitui algo abstrato ou ausente. 3. Insígnia

Insígnia : sf. 1.Sinal distintivo de função, dignidade, posto, nobreza, etc.; símbolo. 2. Sinal distintivo dos membros duma associação, irmandade, etc. [Sin. ger.: emblema]

Emblema: sm . V. insígnia.

Brasão sm. Conjunto de Peças, figuras e ornamentos dispostos no campo do escudo ou fora dele, e que representam as armas de uma nação, um soberano, família, corporação, cidade, etc.

Distintivo adj. 1. Próprio para distinguir. Sm. 2. Coisa que distingue, insígnia.

Distinguir v.t. 1. V. diferenciar. 2. Avistar ou ouvir; perceber. 3. Mostrar considerações especiais a. P. 4. V. diferençar.

Diferençar. v.t. e p. Tornar(-se) diferente, diverso, distinto; diferenciar(-se), diversificar(-se), distinguir(-se)

Com apenas as definições acima (podem ser encontradas mais ainda) conclui-se que o símbolo deve representar o CPA e distingui-lo de outros clubes e associações. No símbolo do CPA encontram-se textos e figuras que fazem claramente esta distinção sendo :

-CLUBE PIRACICABANO DE AEROMODELISMO : O texto que o distingue através da denominação da associação, devidamente documentada através de estatuto e registro em cartório. "PIRACICABANO" é a palavra que distingue o local do clube. "AEROMODELISMO" é a palavra que distingue a finalidade do clube sob todas as modalidades e aplicações (artigo 1º, item 1 dos estatutos).

-O anel externo de cor amarela: figura que representa o sol.

-O círculo azul celeste: figura que representa o céu.

-O aeromodelo central em vista superior- representa a modalidade definida na Categoria F1 - Vôo Livre : Vôo durante o qual não existe nenhuma ligação entre o aeromodelo e o concorrente, ou seu ajudante.
-O aeromodelo em perspectiva no canto superior direito- representa a modalidade definida na Categoria F2 - Vôo Circular Controlado : Vôo durante o qual o aeromodelo é aerodinamicamente manobrado por superfícies de controle, em altitude e atitude, por um piloto no chão, por meio de um ou mais cabos não extensíveis, diretamente ligados ao aeromodelo.
-O aeromodelo em vista lateral com um equipamento- Representa a modalidade definida na Categoria F3 - Rádio Controle : Vôo durante o qual o modelo é aerodinamicamente controlado por superfícies de controle em atitude direção e altitude, pelo piloto estando no solo, usando rádio controle.

As modalidade estão definidas nos textos da COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo) que por sua vez estão em acordo com as definidas nos texto da FAI (Federação Aeronáutica Internacional - Seção IV). Pelas próprias definições oficiais, tem-se uma quarta modalidade (Categoria F4 - Escala : sendo que um modelo em escala é uma reprodução reduzida de um aeronave mais pesada que o ar concebida para transportar um ser humano). Tal modalidade não está representada no símbolo pois apresenta-se com subdivisões que se enquadram nas três primeiras. Cada representação sempre daria origem a uma redundância. Tem-se ainda, pela FAI (SPORTING CODE SECTION IV : 2001 Edition Effective January 1, 2001VOLUME ABR) uma quinta modalidade : F5 RC Electric Powered. Uma outra modalidade mostrada no mesmo documento refere-se a "SM Space Models Competitions and Records". Nota-se que quaisquer outras modalidades e subdivisões são redundantes, com excessão da relativa aos modelos espaciais.

Ressalta-se ainda que, pelos estatutos (art 29, 30 e 31), os símbolos (hino, bandeira, flâmulas, uniformes e distintivos) devem estar de acordo com os desenhos aprovados pelo conselho. Portanto quaisquer alterações nos mesmos deverão ser alvo de aprovação pelo mesmo conselho.

O atual símbolo do CPA foi escolhido através de concurso, quando participaram vários associados da época, expondo e explicando os textos e símbolos.

As definições aqui mostradas foram obtidas de:

-Relatos do autor do símbolo (Odair de Oliveira - ODA)

-Minidicionário AURÉLIO

-Estatutos do CPA

-Site da aba (www.cobra.org.br)

-Site da FAI (www.fai.org)